A maioria dos centros de saúde de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, realizaram ações do ‘Novembro Azul’, no próprio mês de novembro, mas no Hospital São Daniel Comboni (HSDC) o dia dedicado à saúde do homem será nesta sexta-feira (5). Os exames de próstata serão oferecidos a homens de 45 a 49 anos, que já tenham casos de câncer nessa região na família, e para homens acima de 50 anos que tenham interesse. No total, 200 atendimentos serão disponibilizados.
A médica radioterapeuta Mauren Rodrigues Leite diz que a prioridade é para homens de 45 a 49 anos que já tenham casos de câncer de próstata na família, em parentes de primeiro grau, como pai, filho ou irmão, além de indivíduos de raça negra.
“Esse público que será atendido, passará por consultas com urologista, toque retal e dosagem de PSA”, explicou Mauren.
Os pacientes que forem até o hospital passarão por uma triagem, porque existem algumas situações em que o exame não pode ser colhido e nem realizado o toque retal. Para que o paciente esteja apto a realizar o exame, é necessário que o homem não tenha tido relações sexuais dois dias antes do exame, não esteja com infecção urinária e esteja fazendo uso de alguns medicamentos.
Os atendimentos terão início às 8h e caso o diagnóstico seja confirmado, o tratamento será iniciado de imediato.
0 comentários:
Postar um comentário